sábado, 7 de abril de 2012

Sobre séries e atrasos


Apesar de estar com pouco tempo disponível no momento, consegui assistir ao final da primeira temporada de Alcatraz.
Haverá luz no final para eles?

A série começou com uma ótima ideia, muito promissora, com ótimos atores, excelente produção e nomes de peso dando suporte. Porém aos poucos a expectativa começou a não ser cumprida. Logo no início todos estávamos intrigados quanto ao desenrolar da série, pois todos sabem que apenas uma boa ideia, sem ter um desenrolar muito bem planejado e trabalhado, não se traduz em uma série de sucesso e que receba boas críticas.

O episódio piloto apresentou muito bem a trama, porém já no segundo episódio senti no ar o estigma do vilão da semana.

Para quem acompanhou a série, ou parte dela, soube que na trama desenvolvida ao contrário da história real, Alcatraz não foi fechada 50 anos atrás devido aos altos custos envolvidos, mas sim devido ao desaparecimento misterioso de todos os detentos e guardas da prisão, sem deixarem quaisquer vestígios. Posteriormente, eles começaram a reaparecer nos dias atuais com a mesma aparência que possuíam na época, como se para eles o tempo não tivessem passado. Devido a estes fatos, ele começaram a ser chamados pelos protagonistas da série de “os de 63”, que foi justamente o ano em que desapareceram e a prisão foi fechada, tornando-se a partir de então um ponto turístico.

A partir desta ideia, a cada novo episódio da trama um desaparecido, ou um "dos de 63" era trazido ao presente para que fosse caçado pelos protagonistas da série. Ao serem capturados, nada sabiam sobre o mistério e em nada poderiam ajudar a esclarecer. Lógico que eventualmente um ou outro episódio foram muito bons, mas apenas isso não basta para um público que sempre quer ver superação em uma série.

Os mistérios que ficaram no ar foram muitos, tais como: de que forma eles desapareceram? Onde foram parar? O que fizeram este tempo todo? Por que não envelheceram? Quem estaria por trás de tudo isso? Quais os objetivos? E muitas outras especulações.

Ao que tudo indica a equipe criadora da série não aprendeu com Lost que em cada temporada devem-se dar respostas a alguns dos mistérios antes de criar novos.  Caso contrário cai-se na mesmice de criar mistérios e não respondê-los, o que acaba mais por confundir o público do que cativá-lo. Lost foi um caso a parte, que dificilmente será igualado sem um desenvolvimento muito mais denso e com uma quantidade maior de atores de talento. Claro que aqui temos Jorge (Hurley) Garcia (que não apresenta um personagem muito diferente do que viveu em Lost) e Sam Neil, mas apenas eles não seguram uma série inteira. Some-se a isso o fato da atriz principal da série ser a pior investigadora que já apareceu em uma série, pois está sempre atrasada em suas deduções e sempre depende da ajuda de outros, e teremos um elenco deficitário.
Apesar de ótima trama, a série pecou no seu desenvolvimento. Não foi considerada ruim, mas apenas abaixo das expectativas criadas. Com isso, não conseguiu manter a audiência da estreia, não explicou os grandes mistérios da temporada (pelo menos algum TINHA de ser desvendado) e perderam a oportunidade de fechar a temporada com um gancho provocante. Ao invés disso, preferiram o desfecho de forma previsível e morno.

Com isso não temos ainda a certeza de que será renovada para uma nova temporada....

The Walking Dead e outras

Deixo como registro que no dia de ontem comecei, tardiamente, a assistir a segunda temporada desta série que surpreendeu a todos no ano passado, e o começo foi bastante promissor. Sei que estou atrasado em relação à mesma, já que sua exibição terminou tanto nos EUA quanto no Brasil, mas devido à minha correria dos últimos meses, está é a maneira que tenho conseguido assistir a elas. Esperando baixar todos os episódios e só depois assistir em sequência. Fica mais rápido e fácil, apesar de poder ver ou escutar algum spoiler na internet ou com amigos. Neste mesmo pacote de séries que já concluíram lá fora e que eu ainda não consegui concluir ou sequer começar a ver, tenho baixado no HD do computador: Dexter (6ª temporada), Taken (mini-série antiga de Steven Spielberg), The Pacific (uma espécie de continuação de Band of Brothers), Spartacus (2ª temporada), Supernatural (6ª e 7ª temporada). Exceção feita apenas para The Vampire Diaries que continua dando um show e se mantendo uma série muito bem feita, coesa e instigante que não me deixa parar de assistir a cada novo episódio semanalmente. Mas em breve, colocarei comentários de todas elas, mesmo que existam muitos filmes na mesma situação que ainda não consegui tempo para assistir ou que assisti e não cheguei a comentar aqui.
Rick, aguarde que em breve estarei em dia com você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário